sábado, março 09, 2013

Lutar Vs Desistir

O verdadeiro capitão não deixa de sê-lo por abandonar o navio caso este se esteja afundar. Não deixa de ser mais nobre ou mais respeitado por isso. Porque quando não há condições nem conjuntura para lutar saudavelmente, até o guerreiro mais forte abandona a batalha, mesmo que seja pela mão dos companheiros, ou pela mão divina. A Guerra não se perde só porque, em algumas batalhas, os soldados tenham de abandonar os seus postos e lutar pela própria vida, ou pela dos seus companheiros. Assumir e admitir a derrota é uma virtude. Não que esta deva ser aceite de animo leve ou de consciência puramente tranquila. Mas há que assumir quando a alma padece de factos e de oportunidades perdidas. Não é por desistir que nos seja merecida a atribuição da palavra covarde. Covarde sim, é aquele que desiste antes de tentar. Covarde sim, é aquele que não tenta, não persiste, não luta. Não é covarde aquele que desiste depois de esgotar todas as suas forças.
O importante é saber que demos tudo naquele momento e que, mesmo não tendo o final desejado, não foi por falta de esforço e de fé ou confiança. A consciência limpa é uma mais valia para considerar-se um vencedor, mesmo que aos olhos dos outros isso não transpareça.

Mais vale perder uma batalha e retomar as forças para a Guerra que perder a Guerra por esgotar as forças numa simples batalha. Porque eu acredito, sinceramente, que o verdadeiro Guerreiro é aquele que nunca desiste de acreditar na vitória mas que aceita a derrota, caso esta seja merecida.

 
21 de Janeiro de 2013

1 comentário:

  1. " o verdadeiro Guerreiro é aquele que nunca desiste de acreditar na vitória mas que aceita a derrota, caso esta seja merecida."
    Bom texto. Mais do que arte da guerra, arte da sabedoria!
    Transmitida, não menos sabiamente, neste texto!

    David Barbas

    ResponderEliminar